Buscar no FIFA.com
Buscar na web

Sobre mim

Oi! Obrigado pela visita! Meu nome é...

e eu sou o Mascote Oficial da Copa do Mundo FIFA 2014™. Saiba mais sobre mim!

Minhas Novidades

Meu Twitter

tweets »

Meu Facebook

Quem sou eu?

Quantos anos eu tenho?

Eu nasci no dia 1º de janeiro de 2000 (o primeiro tatu-bola a nascer no novo milênio!) e eu tenho 14 anos agora.

Minha família e minha infância

Eu nasci na parte leste do Brasil e vim de uma linhagem de Tatus que, no passado, povoavam o país inteiro. Ultimamente, eu tenho viajado pelo Brasil conhecendo novas pessoas e após cada visita levo comigo um costume, um hábito, uma expressão ou boas lembranças.
Eu ainda mantenho contato com os meus pais e irmãos e volto para casa todo ano para jogar futebol com meus amigos. Eu adoro atualizar meus perfis nas mídias sociais para ficar em contato com minha família e amigos.

Minha nacionalidade

Como um verdadeiro brasileiro que sou, eu adoro passar tempo em qualquer lugar que tenha savanas e cerrados abertos e florestas com vegetação seca, desde que haja um campo de futebol por perto.
Embora eu fosse um pouco tímido, como são meus amigos tatus, todas as viagens e a rotina de conhecer novos amigos me tornaram mais confiante e orgulhoso de ser brasileiro, afetuoso e hospitaleiro, como muitas pessoas em meu país.

Minha espécie

Um coisa que você deveria saber sobre mim é que, como tatu-bola brasileiro (Tolypeutes tricinctus), eu represento uma de apenas duas espécies de tatu com a capacidade de enrolar e virar uma bola tão apertada, até me tornar quase impenetrável. Quando nós tatus nos escondemos para nossa defesa, as orelhas encolhem-se para dentro da carapaça e a cabeça e rabo criam um bloqueio para que a carapaça seja totalmente lacrada. Quando ameaçados, nós nem sempre fechamos a armadura por inteiro, e esperamos até sermos tocados. Então, nós instantaneamente nos fechamos para assustar o predador. A frouxa armadura do tatu-bola cria uma camada de ar entre a carapaça e o corpo, que nos envolve e permite que a gente viaje para as partes do Brasil que são consideradas secas demais para os outros animais. Legal, né?

Por que a carapaça azul?

A carapaça azul que me protege representa a beleza natural do Brasil, que eu estou tão comprometido a preservar. Os tons azuis representam o céu e as águas límpidas que correm pelo Brasil, e que estão cheias de vida. As cores ainda contrastam com os tons verdes do campo de futebol e permitem que eu me destaque quando estou jogando meu esporte favorito!

E o que é a bola azul?

Eu adoro brincar e aprontar pegadinhas para seus amigos. Minha marca registrada é confundir meus amigos no campo de futebol, quando de repente me transformo em uma bola durante o jogo. Quando eu marco um gol, eu comemoro fazendo a "Dança do Tatu”.

Do que eu gosto?

Meus hobbies

Eu sou curioso (enxerido!), adoro explorar lugares e sou muito aventureiro. Diferente da maioria dos tatus, eu sou muito sociável, amo dançar e curto todos os tipos de música, é claro que a música brasileira é minha preferida! Eu adoro atualizar meus perfis nas redes sociais para me manter em contato com sua família e amigos, principalmente quando estou viajando pelo Brasil.

Eu amo futebol

Eu aprendi a ficar de pé de tanto jogar futebol, o que diz tudo sobre a minha paixão. Meu passatempo esportivo predileto é jogar futebol e eu uso isso como um meio para reunir as pessoas.
O futebol também me mantém saudável e em forma.
Acima de tudo, eu tenho espírito esportivo. Eu respeito meus adversários porque eu compartilho a mesma paixão pelo futebol que eles têm. Eu jogo com vontade e alegria, e celebro cada gol que eu marco com a minha famosa "Dança do tatu”, não importa onde eu esteja - na praia, nas ruas, no parque ou em um estádio.

Meus ídolos

Eu admiro muitos jogadores de futebol do mundo inteiro, mas Ronaldo e Pele são os meus favoritos. Eu também admiro as pessoas que respeitam umas às outras, assim como a natureza.

Minha diversão

Eu adoro assistir a todos filmes de animação que são lançados e jogo games no meu computador sempre que eu posso. Eu também gosto muito de desenhar e ler história em quadrinhos e gibis.

Minha alimentação

Diferente dos outros Tatus, eu não gosto muito de insetos e prefiro frutas que me abasteçam de energia para longas partidas de futebol e, claro, como todo adolescente, eu também adoro um doce!
Minha dieta inclui vegetais, frutas, nozes e sementes. A castanha de caju é o meu lanche favorito. Eu também adoro tomar suco de caju. Você deveria provar!

Minha rotina

Eu adoro dançar!

Como animador por natureza e embaixador da Copa do Mundo da FIFA 2014™, eu inventei coreografias especiais para comemorar o ritmo único do Brasil e incentivar crianças (e adultos) de todo o mundo a participarem da Copa do Mundo da FIFA 2014™. Além da "Dança do Tatu”, meu repertório predileto inclui alguns passos inspirados no samba, forró, frevo e axé.

Eu tenho uma missão

Além da minha ambição de unir o mundo por meio do futebol, eu dedico minha vida para proteger a natureza espetacular do Brasil e preservá-la para a próxima geração. O status da minha espécie "vulnerável” (antes "ameaçada”) faz com que eu esteja muito ciente dessa necessidade e serve de exemplo aos outros para assegurar que a beleza natural do Brasil seja respeitada e protegida para o futuro. Com as minhas habilidades inovadoras de defesa, minha ascendência variada, minha paixão por futebol e meu amor pela vida, eu levo comigo a importante mensagem de cuidar da beleza natural do Brasil. Junte-se a mim em minha missão!

Eu gosto muito de viajar

Outra paixão que eu tenho é viajar. Eu adoro viajar pelo Brasil e logo vou começar a visitar muitos outros países pelo mundo! Outra coisa sobre mim que eu não consigo esconder é que eu amo aparecer em fotos!

Do que eu gosto?

Olá

Eu amo minha função como um dos principais embaixadores da Copa do Mundo da FIFA 2014™. Essa galeria é minha homenagem aos mascotes que tiveram o mesmo privilégio em outras edições da Copa do Mundo da FIFA. Conheça meus amigos!

Juanito

Copa do Mundo da FIFA Mexico 1970™

Campeão: Brasil

Gauchito

Copa do Mundo da FIFA Argentina 1978™

Campeão: Argentina

Pique

Copa do Mundo da FIFA México 1986™

Campeão: Argentina

Ciao

Copa do Mundo da FIFA Itália 1990™

Campeão: Alemanha Ocidental

Striker

Copa do Mundo da FIFA EUA 1994™

Campeão: Brasil

Footix

Copa do Mundo da FIFA França 1998™

Campeão: França

Ato, Kaz and Nik

Copa do Mundo da FIFA Coreia do Sul/Japão 2002™

Campeão: Brasil

Goleo VI

Copa do Mundo da FIFA Alemanha 2006™

Campeão: Itália

Zakumi

Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010™

Campeão: Espanha

Juanito

1970

Gauchito

1978

Pique

1986

Ciao

1990

Striker

1994

Footix

1998

Ato, Kaz and Nik

2002

Goleo VI

2006

Zakumi

2010